Notas

>> sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Na impossibilidade, por razões temporais, de vos deixar post's fresquinhos, deixo-vos o plano de post's que tenho para os próximos dias.

- Vou actualizar a biblioteca juridica, colocando on-line a segunda e terceira edição. A segunda destinada ao Direito Constitucional e uma terceira relativa ao Direito Comercial. Perspectiva-se, mas para depois, a quarta edição sobre Direito Penal.

- Vou introduzir em breve, uma crónica semanal (mais dia menos dia) sobre temas de índole juridica, ou pelo menos relacionados com o Direito.

- Vou aqui publicar, um conjunto de post's, com ideias para a JSD. Prosseguirei com ideias para o municipio, distrito e país. Por esta ordem. Ainda não decidi se em forma de espaço semanal se em escrita livre.

-Farei a análise às duas votações já encerradaas. Uma brevissima sobre a Selecção Nacional e uma mais alongada sobre a questão do casamento entre homossexuais.

-Promoverei mais votações, as próximas, muito provavelmente de índole política.

-Farei uma previsão do que seja o XX Congresso Nacional da JSD.

-Farei uma análise aos resultados das eleições americanas de 4 de Novembro.

Estes são os temas que pretenderei abordar.Agradeço a visita dos leitores habituais e dos menos habituais.

Read more...

A visitar

>> quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Optei por colocar uma lista de Links, apenas com endereços institucionais e informativos. Esses são transversais e intemporais. Acho útil essa colocação. Ficaram de fora muitos e muitos links de blogues ou sites que considero interessantes por uma razão ou outra. E ficaram de fora, simplesmente, porque considero mais interessante e oportuno colocar esses mesmos endereços quando venha a propósito. Ceder aos cibernautas e aos visitantes do blogue um leque de outros blogues onde se desenvolvem ideias, debatem-se temas e formam-se opiniões.

A propósito do primeiro aniversário, uma chamada de atenção para o In Concreto. Quanto a mim este blogue ocupa hoje um lugar de verdadeiro relevo na blogosfera açoriana sendo mesmo um espaço de debate político previligiado daquele arquipélago. Podem visitar aqui

Discute-se no blogue PSICOLARANJA o XX Congresso Nacional da JSD. Interessante o post, de um autor de grande valia naquele blogue. Chamo a atenção para a caixa de comentários.

No 4R um excelente artigo do Dr.Miguel Frasquilho, bem como um quadro (que já aqui postei) publicado por JM Ferreira de Almeida da autoria do Dr.Miguel Frasquilho.

Por último, um texto no "Blogue do Caraças" sobre a estratégia falhada dos países do eixo em meados do Século passado. Boa análise do Senhor Doutor.

Read more...

Fácil de ver



De: Miguel Frasquilho - Quarta República.

Read more...

Eleições

>> domingo, 26 de outubro de 2008

E pronto, chegou ao fim um importante dia no processo de eleição da futura Comissão Política Nacional da JSD. Pelo que ouvi, os resultados são animadores (depende sempre da perspectiva).

Por Moscavide, lista única, eleita por unanimidade. 36 votos em 36 votantes. Um número importante, já que se trata da eleição considerada menos importante para a maioria dos militantes, tendo sido aquela em que, manifestamente, existiam menos incentivos ao voto. Não era uma eleição distrital, com tudo o que isso implicava nem era uma eleição para a Comissão Política, após envios de programas e relatórios de actividades. Acabou no entanto por ser a eleição com mais votantes deste ciclo de três eleições. Em rácio, nas secções com lista única, Moscavide foi das mais participadas no país. Deixa-me contente esse facto.

Um dia que não terminou sem uma voltinha à ponte. Outras conversas.

P.S - (de Post Scriptum e não de Partido Socialista) - Temos Leixões!

Read more...

Hoje é dia de eleições!

>> sábado, 25 de outubro de 2008

Hoje, vão a votos todas as secções da JSD. É isso mesmo. Todas as secções, em todo o país, vão a votos. Por volta das 23h30, 0h00, devem-se saber resultados. Elegem-se os delegados ao XX Congresso da JSD, onde será eleito o próximo líder da JSD (sobre a disputa da liderança pronunciarei-me mais à frente).

É neste dia, onde se elegem os delegados, que muitas eleições começam a ser ganhas e...muitas começam a ser perdidas.

Para já, do país, correm boas notícias. Bom, depende da perspectiva. Para mim são boas.

Quanto à minha secção,trago-vos novidades mais logo.

Read more...

Vamos conversar!

>> sexta-feira, 24 de outubro de 2008

1 - Os ultimos dados sobre a contabilidade da Universidade de Lisboa muito me preocupam. 109 milhões de euros em despesas só com o pessoal, quando as receitas são de apenas 103 milhões, entre propinas e verbas alocadas do Orçamento do Estado. Os números espelham uma realidade evidentemente dificil. Será o aumento da propina uma solução, sabendo-se que o custo de um aluno é bem superior ao valor que ele paga na propina, aproximando a propina pública e privada? Será que o principio do utilizador pagador também deveria vigorar no Ensino? Ou será que é o Estado que aloca uma verba deficitária? Ou será ainda que o problema está na despesa? Poderemos debater estas questões com mais profundidade num outro forúm que pretendo lançar. Para já anoto a contenção nas despesas nomeadamente na contratação do pessoal docente que já existe e na enorme dificuldade que é, para muitos alunos que vêm estudar para Lisboa pagar a propina de 1000 euros. Quanto mais uma propina de 3 ou 4 mil euros. Será que deveria ser implementado com muito mais força o principio pelo qual paga menos quem melhores notas tem (por exemplo a propina actual) e paga mais (para compensar o buraco financeiro) quem pior aproveitamento tem? Que vos parece?

2- Será que vamos assistir a um volte-face na eleição norte-americana? A vitória mais que certa de Obama está em risco? As ultimas sondagens são preocupantes para este candidato.

3-Porto perde, Benfica empata, Sporting ganha, Braga esmaga. O Saldo da jornada europeia é positivo. O Sporting está pertissimo de uma inédita passagem aos Oitavos-de-Final da Champions, com uma vitória muito importante. O ponto alcançado pelo Benfica não foi mau de todo. Braga foi divinal!

4-Ontem tive Assembleia de Secção no PSD/Moscavide. Discutiu-se poucas ideias e mais do mesmo. Gostei de ver algumas caras que já não apareciam por lá há muito tempo. Não percebi algumas coisas. Algumas delas fazem mesmo alguma confusão. Ossos do oficio!

5-O dia com mais visitas da semana foi Segunda-Feira? Porque será?

6-Aconselho a leitura do blogue do Dr.Pedro Santana Lopes, sobre as eleições norte americanas, o blogue Psicolaranja com o texto do Manuel Carvalho, presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito.

7-Desculpem-me os que gostam menos do meu low profile, mas não podemos estar sempre a rasgar. Se assim for, quando queremos rasgar a sério já não surte efeito. E depois temos que tentar construir. Ajudar, tolerar, ter paciência. É isso. Ter paciência.

8-XX Congresso da JSD, em Penafiel, dia 28, 29 e 30 Novembro.

Read more...

Breves Notas

>> segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Rescaldo das Eleições nos Açores:

PS, ganha as eleições com maioria absoluta. Dito assim, seria uma estrondosa vitória para o PS. Mas não é. Perde cerca de 8% relativamente às ultimas eleições e abstenção atinge número recorde (53%).

O novo mapa político fica redifinido, com a subida estrondosa do CDS-PP, quanto a mim muito porcausa da acção de campanha protagonizada pelo seu lider nacional, durante a campanha eleitoral. 5 Mandatos. Regressa a Assembleia Legislativa Regional dos Açores (ALRA) o PCP, que elege um deputado, enquanto o Bloco se estreia na ALRA com dois deputados. O PPM elege um deputado, pela ilha do corvo. Acentua-se a multipolarização. Pode ser bom para a democracia.

O PSD tem cerca de 30% dos votos, conseguindo 18 deputados. Há quatro anos, coligado com o CDS tinha obtido 21 deputados, mesmo com menos 5 lugares na ALRA. Na sequência deste resultado, demite-se Costa Neves líder do PSD/Açores.

Manuela Ferreira Leite responde bem à leitura nacional de Sócrates. Só aceitaria fazer leituras nacionais quando as mesmas forem feitas em relaçao aos resultados na Madeira.

Remeto o desenvolvimento destas matérias para o excelente blogue www.inconcreto.blogspot.com

Quanto ao futebol, Sporting vence curto o União de Leiria, o Benfica é obrigado pelo Penafiel a ir a penalties e o Porto vence o Sertanense numa primeira parte, que presenciei in loco, completamente dominada pela equipa da casa que tendo marcado o golo, aquando do remate à barra, poderia ter sido um tomba gigante. Primeira Parte toda do Sertanense, ultima meia hora com mais Porto. Injusto.

Quanto ao "resto" tudo a correr bem.

Um conselho : Nunca aceitem que o vosso pensamento e a vossa liberdade de expressão seja condicionada. Nunca mas nunca, vale a pena.

Read more...

Horrivel!

>> quinta-feira, 16 de outubro de 2008


Nunca fui adepto da vinda de Queiroz para a selecção. Chego a pensar que teriamos no Professor Neca uma opcção mais válida.

Se Portugal seguir em frente não faz mais que a sua obrigação. Mas posso até engolir estas palavras se Portugal igualar o feito de Scolari no mundial 2006. Se assim acontecer, muito contente ficarei, de dizer que me enganei.

Agora isto já chega. Empatar em casa com a Albania, jogando com mais uma unidade durante 50 minutos é mau de mais.

Enfim...será que o burro sou eu?

Read more...

E isto?

>> terça-feira, 14 de outubro de 2008

É um cartaz da JS ou um flyer publicitário da nova temporada dos Morangos?

Read more...

É a sério ou é brincadeira?

Juro que não entendi.

Alguém me elucida sobre se este é mesmo o hino de campanha da JS/Açores?

Read more...

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo

>> segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Entretanto, durante a semana passada, foi chumbado o projecto que visava permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Anoto, que se mantêm a votação sobre o assunto, aqui no blogue.

Para já, a 12 dias do "fecho das urnas", 61% é contra o casamento entre homossexuais, enquanto 38% é favorável. A ver vamos os resultados finais.

Read more...

Revista de Blogues

Fica aqui a minha primeira revista de blogues.

Um conjunto de links para vários textos que encontrei noutros blogues:

Sobre a crise financeira, e a ideia de uma Nova Ordem Mundial, de Miguel Frasquilho, em QuartaRepublica:

http://quartarepublica.blogspot.com/2008/10/uma-nova-ordem-mundial.html

A análise ao filme Mamma Mia, que vi e gostei muito, por Pedro Santana Lopes em:

http://pedrosantanalopes.blogspot.com/2008/10/mamma-mia.html

Um texto, interessante, da escritora Margarida Rebelo Pinto:

http://sol.sapo.pt/blogs/margaridarebelopinto/archive/2008/09/13/A-menina-dan_E700_a_3F00_.aspx

No O Diplomata, uma menção à morte de Haider:

http://odiplomata.blog.com/3990489/

A terminar, da tertúlia benfiquista, um video do Sr.Mats Magnusson.

http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/833624.html?mode=reply#reply

Read more...

Conceitos Circulares

Fruto de uma conversa interessante que tive há dias, exponho uma ideia em que alguns de vós já devem ter pensado, introduzindo, agora, alguns exemplos que demonstram a verificação prática da realidade apresentada.

Parto da premissa, de que muitos e muitos conceitos têm a forma circular. Isto é, quanto mais caminhamos no aprofundamento desse conceito mais perto ficamos do seu oposto.

Por exemplo, o conceito, extraordinariamente dificil de determinar, de liberdade. Quanto mais progredirmos para uma liberdade total mais próximo ficamos da ditadura. Um estado onde exista uma liberdade sem restrições é inevitavelmente um estado onde a ditadura de uns se sobrepõe sobre outros. O exemplo que dei, num outro texto, num outro lugar, (exemplo simplista, para melhor percepção) era o do tabaco nas discotecas, por exemplo. A liberdade máxima que era dada aos fumadores era uma verdadeira ditadura para quem não fumava, pois não querendo ser sujeito aos malefícios do tabaco não podia, simplesmente, frequentar esse espaço. Se essa liberdade máxima se verificasse em todos os locais, tinhamos uma ditadura.

Mas mesmo em termos políticos assim o é. Uma total liberdade para matar, por exemplo, ou melhor, uma total liberdade para uns matarem outros, é uma ditadura. Vejamos os casos do Nazismo Germânico, por exemplo.

Mas muitos mais exemplos existem. Por exemplo, o conceito de cavalheirismo tem uma origem histórica de profundo machismo e superioridade do homem sobre a mulher. Durante séculos e séculos o homem tinha muitos mais direitos do que a mulher. Não existia igualdade jurídica, política, social, económica, cultural, zero. A mulher era visto como um ser mais fraco em relação ao homem. O Homem, o sexo forte, adoptou comportamentos de protecção do ser mais fraco. Assim, justifica-se o dar a camisola porque está frio ou o levar os sacos porque se tem mais força.

Mais grave,actualmente, a existência de quotas para mulheres em listas políticas, que com um propósito de igualdade e integraçao do sexo feminino, mais não fazem que minimizar a competência em prol de um simples critério sexista. É o assumir que as mulheres precisam de quotas para terem representação política, que não conseguem chegar lá pela competência normal, de um ser igual ao homem. Daí muitas mulheres repugnarem esta ideia. Sou contra esta ideia das quotas.

A própria ideia de igualdade. Uma igualdade total leva a uma desigualdade profunda. Nada é mais desigual do que tratar um desigual como igual. Tratar um assassino em série e um homem cujos padrões comportamentais sejam os aceitáveis para a vida em sociedade, de forma igual, é violar o principio da igualdade (tendo em conta, obviamente, o respeito pela dignidade da pessoa humana, principio basilar do nosso ordenamento juridico, dispensando-se, nessa medida, a pena de morte física ou a pena de morte civil - prisão perpétua).

Já todos devem ter pensado nisto, fica a nota reflexiva.

Read more...

Melhor é possível - PSD/Açores em campanha

>> segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Read more...

Vamos Sertanense!

Marinhense - 0 - 5 - Sertanense. Eis o resultado que coloca o Sertanense como líder isolado da série D da III Divisão de Portugal. E Dia 18, recebe o Porto! Mais uma vez!

Read more...

A verdade

>> sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Lisboa, 02 Out (Lusa) - A distrital de Lisboa da JSD acusou hoje o presidente nacional, Pedro Rodrigues, de estar por trás de irregularidades para adulterar as eleições no distrito e anunciou uma providência cautelar para adiar o acto eleitoral.

Contactados pela agência Lusa, o Conselho de Jurisdição Nacional da JSD rejeitou que tenham sido cometidas irregularidades, enquanto Pedro Rodrigues salientou que não tem por hábito "fazer discussão da vida interna da JSD fora dos órgãos próprios".

O actual presidente da distrital de Lisboa da JSD, que é candidato a novo mandato, Bruno Ventura, disputou com Pedro Rodrigues e perdeu a liderança da JSD nacional no Congresso de Abril de 2007.

A JSD tem um novo Congresso Nacional marcado por antecipação para 28, 29 e 30 de Novembro e Pedro Rodrigues é, até ao momento, o único candidato.

Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral da distrital de Lisboa da JSD, Pedro Carvalho, acusou os órgãos nacionais de estarem a tentar "adulterar o resultado eleitoral" no distrito e anunciou: "Vamos hoje simbolicamente entregar a chave da sede da distrital ao presidente nacional da JSD".

"É por isso que ele se tem batido. Quer acabar e matar uma estrutura que até hoje tem sido uma referência na JSD nacional. O Pedro Rodrigues não olha a meios para atingir os seus fins", acusou.

"Vamos colocar uma providência cautelar no Tribunal Administrativo de Lisboa no sentido de impedir que este acto eleitoral decorra, porque é completamente irregular", adiantou o secretário-geral da distrital de Lisboa da JSD, observando: "Isto não é o Zimbabué".

Segundo Pedro Carvalho, em causa estão decisões dos órgãos nacionais da JSD contrárias aos regulamentos e que prejudicaram a lista B por esta não apoiar Pedro Rodrigues, culminando na marcação irregular de novas eleições para 20 de Outubro, "sem sequer se respeitar o prazo mínimo de 30 dias" de antecedência.

O presidente do Conselho de Jurisdição da JSD, Bernardo Azevedo, contrapôs que "os 30 dias aplicam-se à convocação de um acto eleitoral e o que está em causa não é isso, é a continuidade/repetição de um acto eleitoral".

As eleições para a Comissão Política Distrital de Lisboa da JSD realizaram-se no dia 25 de Setembro e resultaram num empate entre a lista A, liderada por Paulo Pereira, e a lista B, liderada pelo actual presidente, Bruno Ventura. Por outro lado, as eleições para a Mesa do Conselho Distrital foram ganhas pela lista B, liderada por Sérgio Azevedo.

De acordo com Pedro Carvalho, o empate nas eleições para a Comissão Política Distrital verificou-se após a impugnação da eleição de vários conselheiros distritais, "todos eles afectos à lista B", que por isso ficaram e se mantêm impedidos de votar, por decisão do Conselho de Jurisdição Nacional da JSD.

O presidente do Conselho de Jurisdição Nacional da JSD, Bernardo Azevedo, contrapôs que teve conhecimento de "provas, indícios fortíssimos de ter havido ilegalidades nos processos eleitorais".

Ainda segundo com Pedro Carvalho, o presidente eleito da Mesa do Conselho Distrital viu o seu mandato suspenso e as novas eleições, que lhe competia marcar, foram convocadas pela Mesa do Congresso Nacional, tendo a convocatória sido publicada terça-feira no jornal Povo Livre.

Bernardo Azevedo respondeu dizendo que a sua opinião jurídica é de que, face ao empate nas eleições para a Comissão Política, "a Mesa do Conselho Distrital eleita "tem de ficar suspensa e só pode tomar posse quando a Comissão Política for eleita".

"Foi tudo decidido de acordo com os estatutos. Se estão mal feitos? Eu acho que estão mal feitos porque foram feitos por pessoas que não são juristas, mas como presidente do Conselho de Jurisdição Nacional cabe-me cumpri-los", disse.

Sobre este caso, Pedro Rodrigues defendeu que "no Conselho Nacional e no Congresso Nacional é onde se deve discutir a vida interna da JSD".

"Não posso deixar de lamentar que nos últimos dois anos o presidente da distrital de Lisboa, Sérgio Ventura, e o secretário-geral, Pedro Carvalho, não tenham ido ao Conselho Nacional discutir a vida interna da JSD. Espero que a distrital de Lisboa se junte à Comissão Política Nacional num combate a um Governo que despreza os interesses dos jovens portugueses", acrescentou.

Esta uma notícia que ontem era destaque no portal sapo e que já teve cobertura, pelo menos do JN e do Público.

Comentei esta notícia no blogue "Psicolaranja", transcrevendo para aqui o meu comentário a tudo isto:

Toda esta questão tem uma vertente política e outra jurídica.

No domínio político, a interferência de uma comissão política nacional num processo distrital é muito grave e revelador de algum desespero. É horrível do ponto de vista político que isto aconteça.

No domínio jurídico, várias questões existem: O prazo para a marcação das eleições, o facto de se considerar que o acto eleitoral não é novo mas antes uma continuação (isso não existe, da mesma forma que quando há vitória de uma lista finda o acto eleitoral com um empate também finda, a diferença é que tem que ser marcado um novo acto eleitoral para o efeito), o facto de a mesa órgão independente da comissão política e cuja posse é feita no momento do anúncio dos resultados, seja agora destituida dos seus poderes, falando-se em posse simbólica, cabendo à Nacional a marcação das eleições, a impugnação de conselheiros distritais meia hora antes de começar o acto eleitoral e o impedimento feito a vários presidentes de secção de poderem exercer o seu direito de voto, o que para além de violar qualquer príncipio da razoabilidade e do bom-senso, deixa-me dúvidas do ponto de vista jurídico pela razão de que existem prazos de prescriçao e não se pode manter uma incerteza tão grande. Não se pode permitir que uma comissão política esteja em função 4 ou 5 meses, quase 25% do seu mandato, e apenas depois não se reconheça. É também uma falha grave.

E tudo isto mancha um processo que tinha tudo para ser mais que limpo, quando o actual líder da JSD/Lisboa recusou ir a votos com as inerências, a que tinha direito, realidade que a ter acontecido evitaria todas estas discussões pois a vitória (excepto se existissem mais impugnações) seria uma realidade.

Lamentável o comportamento de muitos e muitos agentes políticos que se propõe a ser os dirigentes amanhã.

Uma palavra ainda para reconhecer que existem algumas boas pessoas na lista opositora, em que acredito, sinceramente, que querem que o processo seja limpo e sem estas trafulhices. Essas pessoas têm o meu respeito, contrariamente a tantas e tantas outras.

Lamentável também que um militante não consiga falar com ninguém da CPN. Por nenhum meio. E não é de agora. O Presidente do Conselho de Jurisdição cujas declarações repudio, peço-lhe que apenas celeridade nos processos. Pode não atender o telefone ou coisa parecida durante um mês. Que decida. Decida como quiser. Reconheça ou não reconheça mas decida.

O Sr.Secretário-Geral da Estrutura que não se comprometa com coisas que não pretende cumprir.

O Sr.Presidente da Nacional que impeça interferências escabrosas neste processo eleitoral e que seja eficaz na resolução de processos que, esses sim, despristigiam a estrutura.

Safam-se duas ou três personalidades cujos valores aprecio e personalidade admiro.

Aceito o jogo democrático. As derrotas e as vitórias. Até os empates. Mas tem que ser um jogo democrático.

Não podemos continuar a permitir que uma estrutura se arraste para meandros tão obscuros como os que observamos. Não podemos permitir que a nossa JSD, se transforme num mini-mercado de aldeia. Que decisões jurídicas tenham como base, declaradamente, apoios a uma ou a outra lista.

Não podemos permitir que a moeda má expulse a moeda boa. Não podemos impedir secções de trabalho de desenvolverem acção política convenientemente.

Não podemos apelar, consecutivamente, aos valores, à dignidade e à etica política e depois não cumprirmos com o que proclamamos.

É isto que me preocupa e sempre preocupou. Acho giro o debate político, acesso, duro, em directo ou on-line. Acho interessante a troca de ideias. Acho bom para a defesa até às ultimas consequências das estruturas que representamos. Não posso é gostar achar normal que alguns agentes políticos não gostem da democracia.

Acho lamentável tudo o que se tem passado nos últimos dias. E são essas atitudes, de quem não pensa, não faz e não sabe de política, mas antes se transforma em máquina de fazer militantes, militantes que nada têm que ver com a estrutura, que não dignificam a política e a estrutura.

E são essas pessoas que têm que, de uma vez por todas deixar de representar esta estrutura. A moeda boa tem mesmo que expulsar a moeda má. Não há volta a dar.

É imperioso salvar a JSD!

Read more...