Grande Benfica!

>> domingo, 28 de setembro de 2008


Vi o jogo no Estádio da Luz e não dei o dinheiro por mal empregue. Nunca daria, visto que ver o Benfica é sempre um prazer. Sentir a emoção dos adeptos e o cheiro do relvado é sempre outra coisa. Até se esquece a menor visibilidade, pelo menos numa perspectiva de profundidade, relativamente ao conforto do plasma e do sofá.

Um grande espectáculo que terminou, com uma justa vitória do Benfica. O jogo teve quanto a mim três momentos. Um primeiro momento, os primeiros 15 ou 20 minutos onde o Sporting foi mais forte, depois até ao fim da primeira parte, um segundo momento, pautado pelo equilibrio. Por último, um terceiro bloco constitúído por toda a segunda parte onde o Benfica mandou no jogo e no adversário chegando com justiça ao 2-0.

Este Benfica, sem David Luiz, Luisão e David Suazo tem uma das melhores equipas de sempre. Um Banco onde cabem Di Maria, Katsouranis, Leo, Pablo Aimar e onde ainda não estão os indisponíveis que referi demonstra a profundidade das opções benfiquistas.

Contudo nada de exageros. Ainda vamos com menos um ponto que o Sporting e em igualdade pontual com o Porto. Em termos de campeonato para aproveitarmos qualquer coisa do jogo Sporting-Porto teremos que ganhar na Trofa, com um Trofense motivado com o novo treinador. E antes disso um dificil jogo ante o Napoles, decisivo na historia europeia do Benfica 2008/2009.

Parabéns Benfica. Agora é para continuar!

Read more...

Morno

>> sábado, 27 de setembro de 2008

Não vi o debate todo, muito por causa da transmissão na sic notícias, em directo, ter conferido ao debate uma dobragem de qualidade duvidosa e um pouco impeditiva de nos concentrarmos nas propostas dos dois candidatos.

Mas vi uma boa parte do debate. Pareceu-me um modelo de debate complicado e uma moderação que empolgava pouco. Acho que os dois não estiveram mal. Mas também não estiveram muito bem.

Obama vai à frente, pelo que o empate lhe permite manter a diferença nas intenções de voto dos Americanos. McCain terá que arriscar e atacar muito. Precisa de rapidamente incurtar a desvantagem que tem para Obama.

Vamos ver.

Read more...

Já falta pouco...

...Para iniciar o primeiro dos três debates decisivos na corrida à Casa Branca. McCain versus Obama. Eu vou ver! Depois deixo aqui as minhas notas.

Read more...

Derby Lisboeta

>> quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Estes primeiros post's têm tido como denominador comum a verdade e a ética. Têm sido recados internos, aludindo a assuntos que o comentador comum não conhece. De todo o modo achei engraçado os comentários feitos ao programa televisivo.

Começo com ética neste post. Peço ética e fair-play aos jogadores que vão disputar o Benfica-Sporting do próximo sábado, e que no fim ganhe...o Benfica!

Desanuviando o blogue, um comentário ao que espero desde jogo:

O Sporting, para mim o favorito à conquista do campeonato, digo-o há meses, apresentando uma equipa forte, muito ofensiva beneficiando da mescla entre juventude e experiência que Paulo Bento tem ao seu disport. O Sporting sabe que ganhando fica com 7 pontos à frente do Benfica, e as coisas ficam bem mais fáceis nas contas do campeonato.

O Benfica, tem à 4ª Jornada um jogo de vital importância. Não é decisivo. Mas quase. Se Ganhar, e fizer uma boa exibição, pode encantar e catapultar a equipa para um bom campeonato, ficando a 1 ponto do Sporting, e (no caso do Porto vencer) com o mesmo numero de pontos do Porto. o campeonato ficaria muito equilibrado podendo o Benfica beneficiar do Sporting-Porto da 5ªJornada e acabar por sair bem destas primeiras cinco Jornadas. Reyes, Aimar, Cardozo e Nuno Gomes serão flechas apontadas à Baliza de Rui Patricio. Há muito talento. Tem que haver mais colectivo e mais segurança defensiva.

Lá estarei para sentir o pulso ao Inferno da Luz.

Read more...

Momento da Verdade

>> terça-feira, 23 de setembro de 2008

É o nome do programa da SIC. Aquele que tem o poligrafo.

Constato que se notam as mentiras, mesmo sem que as pessoas estejam ligadas ao referido instumento.

Constato que Verdade, há cada vez menos.

Constato que este é o momento. De reafirmar a Verdade pela Verdade.

Constato que o ultimo concorrente do programa não é o merceeiro mais famoso do país.

Constato que amanhã quando fizer a barba, vou gostar do que vejo.

É o Momento da Verdade. O Mata-Mata. Não aceito rendições. Não aceito empates.

Por minutos, com sorte horas...fez-se...verdade.

Read more...

Comentários Anónimos

>> segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Uma anotação:

Da mesma forma que alguns dos leitores não sente obrigados a assinar o que escrevem e a responsabilizar-se pelo que afirmam, utilizando a sua liberdade, ainda que aqui a considere discutível, pois não podemos afirmar tudo sem assumir nada, também eu reservo para mim a liberdade de não responder a esses comentários.

Não quer dizer que nunca responda, podemos ter aqui comentários anónimos mas repletos de informação interessante para o debate de ideias. Infelizmente, pela experiência que tenho na blogosfera, é raro isso acontecer. Opiniões positivas e negativas, mas construtivas, de quem assina, contra uma esmagadora maioria de comentários negativos e muitas vezes ofensivos de quem não assina.

Não veto os comentários anónimos elevando ao máximo o espaço de liberdade deste blogue. Mas liberdade dos dois lados.

A unica excepção, que me pode fazer apagar comentários, é se os mesmos utilizarem linguagem ofensiva e menos digna para um espaço onde espero que se discutam ideias.

Read more...

Vergonha

Constato que a fronteira da ética foi hoje completamente quebrada!

Inadmissivel, o desprestigio que alguns conferem a uma estrutura que é feita, acredito, por uma maioria de pessoas bem intencionada.

São algumas atitudes menos dignas, que desmotivam militantes bem-intencionados e que provocam um sentimento menos bonito e entre companheiros de próprio partido.

Pessoalmente, estou farto desta prenda: Com um embrulho vistoso, bonito, com areia, cor, dança e souvenirs, mas com um conteúdo repugnante.

Read more...

A fronteira da ética

>> sábado, 20 de setembro de 2008

A política como muitas coisas na vida, é um jogo. Uns ganham e outros perdem (apesar de agora parecer que tambem se empata). Uns ganham umas vezes e os outros ganham outras vezes. Ninguém é imbatível, ninguém é sempre derrotado. Mas como qualquer jogo deve ter regras.

A primeira e a mais importante é a ética. A tal fronteira que cada um deve traçar, intransponível. A fronteira que contêm os valores nucleares da personalidade individual. Aquele conjunto de coisas que nunca concebemos fazer, nem que esteja em causa a vitória no jogo.

O jogo da política é bonito de ser jogado. Com risco, com emoção, com disputas ideológicas acessas, com retórica, com trunfos de mestre, com garra e com paixão. Mas se não tiver ética passa a ser uma vergonha. Passa a ser inútil.

De nada vale uma vitória, se ela não a tiver sido de facto. De nada vale um empate se ele não tiver sido de facto. O mesmo se aplica às derrotas.

As fronteira da ética, diverge de pessoa para pessoa. Aceita-se. O que não se pode aceitar é que para alguns essa fronteira não exista.

As juventudes partidárias podem e devem assumir um papel importante na sociedade. Um papel informativo e formativo de novos quadros. Assumirem-se como agentes que tornam os jovens melhores pessoas e mais preparados para a vida. Escolas de formação dos futuros governantes do país. Organizações capazes de apresentar propostas de políticas de juventude. A mescla entre a irreverência e a responsabilidade são o toque necessário para despertar os jovens para a política, para os políticos e para os problemas do hoje e do amanhã.

As juventudes partidárias não se podem demitir desse papel. Mas ao quebrarem a fronteira da ética, demitem-se, efectivamente.

O grande desafio das juventudes partidárias é o da sua credibilização. E isso não se faz numa lógica de empregos, de favores e de promiscuidade. Faz-se numa lógica de trabalho, de actividade política.

Proponho a reflexão de todos sobre o tema. Os militantes de juventudes e os não militantes. Todos temos o dever de fazer algo de positivo pelo nosso país, pelo nosso mundo.

Não nos podemos resignar. Não podemos ficar nos nossos sofás. Temos que sair. Temos que lutar. Temos de trabalhar. Mas sempre com ética.

Read more...

Editorial

>> sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O Laranja Choque é um espaço de liberdade de reflexão e opinião do seu autor, que é inteiramente responsável, pelos conteúdos, aqui difundidos.
Sendo um blogue pessoal, evidenciam-se as notas nesse registo, sobre o curso, o clube, o partido, os gostos, os anseios, as reflexões e os desabafos do seu autor. Um blogue que quer estar próximo, muito próximo, de quem o lê.
Não obstante disso, o Laranja Choque quer chegar a públicos diferenciados. Quer dizer mais coisas a mais pessoas. Nessa medida, os espaços semanais, da autoria de pessoas que por uma razão ou por outra se enquadram neste objectivo de crescimento do blogue - não só, nem sobretudo, em numero de visitantes, mas sobretudo na qualidade dos textos e das ideias pensadas e discutidas, são uma realidade muito importante deste espaço. É com honra que o autor do blogue, recebe distintos convidados como os que apresenta.
Por fim, salienta-se que a grande riqueza do blogue não passa, nem pode passar, apenas pelos textos aqui escritos. As caixas de comentários abertas a todas e a todos, que respeitando as ideias do próximo e exprimindo-se de forma civilizada, quiserem participar são a alma de um blogue. Também a barra lateral, repleta de informação, sobre o blogue, o autor e o mundo, configura uma parte essencial deste espaço.
Vamos conversando.
Tiago Mendonça

Read more...

Dia 1

>> quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Começa hoje, o "Laranja Choque".

1 espaço onde espero promover o debate de ideias acerca dos mais variados temas. Da Política ao Desporto, passando pelos grandes temas da actualidade e pelos diversos sectores da sociedade.

1 espaço de liberdade onde poderei dar a minha opinião de forma livre mas responsável.

1 espaço com informação.

O meu espaço, o vosso espaço.

Read more...